Usar Gasolina ou Etanol para abastecimento?

11/07/2018 09:15:00

As inovações no mercado automotivo trouxeram um grande ganho para os motoristas:os carros flex. Os modelos logo se popularizaram no Brasil, pois eles permitem escolher o tipo de combustível para abastecer. Com isso, os consumidores não estão mais obrigados a apenas com um combustível, ainda mais com as grandes oscilações no preço que a gasolina e etanol sofrem constantemente no País. Visando a redução dos gastos sempre surge a dúvida: usar gasolina ou etanol para o abastecimento?

Para esclarecer a dúvida, o nosso Blog criou esse post. Continue acompanhando e fique por dentro do assunto! Todo mundo quer rodar mais, com o menor gasto possível, não é?

Já sabemos que a manutenção de um automóvel não é uma tarefa simples, e os gastos com combustível pesam no bolso! Para reduzir os gastos, o motorista pode escolher entre  gasolina ou etanol. Mas nem sempre os postos de deixam mostram qual desses dois combustíveis é o mais viável.

O etanol é um combustível de queima mais limpa, menos carbonização e lubricidade menor do que a gasolina. Dessa forma podemos entender que esse tipo de combustível força mais a bomba, porém promove potência ao carro. Ou seja, o etanol rende mais potência, mas precisa de mais litros para se equivaler ao que a gasolina consegue.

Para fazer este cálculo você precisa saber o rendimento de cada combustível no seu automóvel, ou seja, quantos quilômetros ele faz por litro. Essa informação você encontra no manual do veículo. Depois, divida o rendimento do etanol pelo da gasolina e multiplique por 100. Se o resultado for, por exemplo, 70, significa que o etanol rende apenas 70% da gasolina. Sendo assim, o preço do litro de etanol deve ser pelo menos, 30% (= 100% - 70%) menor do que o preço da gasolina.

Vale salientar que o abastecimento deve ser feito em postos de confiança, evitando combustíveis adulterados e que prejudicam o funcionamento do motor.

Leia Também

Últimos Artigos

5 itens que deixam seu carro mais seguro

Para quem tem carro, hoje em dia, a atenção vai muito mais além do que cuidar a...

26/06/2018

4 Motivos para ter um rastreador veicular

Ter carro ou moto num País com altos índices de criminalidade não deixa de ser ...

18/07/2018

Usar Gasolina ou Etanol para abastecimento?

As inovações no mercado automotivo trouxeram um grande ganho para os motoristas:os car...

11/07/2018

Gostaria de Receber uma Proposta?

Solicite um contato comercial agora!
TOPO