Conheça alguns itens de segurança obrigatórios nos veículos até 2022

06/12/2018 17:45:00

Alguns itens de segurança já obrigatórios há algum tempo fora do Brasil, em breve, serão exigidos também em veículos vendidos no País. Uma lista divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito enumerou os itens, que deverão ser regulamentados nos próximos quatro anos.

São itens como o sistema Isofix (padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis), cinto de três pontos e encosto de cabeça centrais e  as luzes diurnas. Segundo o Contran, o objetivo em divulgar o cronograma é dar previsibilidade para que a indústria automotiva possa se adequar às medidas dentro do prazo.

O sistema Isofix,  garante que a cadeirinha seja presa sem folgas no banco traseiro. O prazo é a partir de Janeiro de 2018 para todos os novos automóveis e utilitários com mais de uma fileira de bancos e 2020 para modelos que já estão no mercado.

Já cinto de três pontos é para sustentar o corpo pelo abdômen e pelo tórax, dando mais segurança. E o encosto central para  evitar o efeito chicote, que numa colisão pode trazer sérias lesões para o pescoço. Devem estar presentes em todos os lançamentos, nacionais ou importados, desde 1° de janeiro deste ano. Carros que já estão no mercado estão obrigados a cumprir esta regra a partir de 2020.

Enquanto que a exigência de luzes diurnas é para tornar o carro mais visível durante o dia.  A vigência será a partir de 2021 novos veículos, inclusive  caminhões e ônibus e após 2023, todos os veículos fabricados e vendidos no país serão obrigados a ter o equipamento.

Além disso, o Contran vai regulamentar 13 novos equipamentos já presentes em carros mais caros como aviso de afivelamento dos cintos de segurança, câmera de ré, alerta de permanência em faixa e de frenagem emergencial. A ideia é estudar os sistemas e, em até quatro anos, padronizar suas características técnicas.

Leia Também

Últimos Artigos

5 itens que deixam seu carro mais seguro

Para quem tem carro, hoje em dia, a atenção vai muito mais além do que cuidar a...

26/06/2018

4 Motivos para ter um rastreador veicular

Ter carro ou moto num País com altos índices de criminalidade não deixa de ser ...

18/07/2018

Usar Gasolina ou Etanol para abastecimento?

As inovações no mercado automotivo trouxeram um grande ganho para os motoristas:os car...

11/07/2018

Gostaria de Receber uma Proposta?

Solicite um contato comercial agora!
TOPO